Deprecated: Function eregi() is deprecated in /home/delta/public_html/config.php on line 36
Delta Colégio - Bebedouro

Orientações Pedagógicas

Como devo estudar?

Em primeiro lugar, procure encontrar um pouco de satisfação na prática do estudo. As novas informações que você estará adquirindo certamente irão contribuir para seu amadurecimento.

Uma aula bem assistida e assimilada adianta o estudo e permite maior aprofundamento dos conteúdos a serem desenvolvidos.

O respeito ao conhecimento do professor, às dificuldades dos colegas e aos seus objetivos certamente lhe trará mais humildade, reflexão e condições adequadas de aprendizado.

Desenvolva sua capacidade de concentração diariamente.

Mantenha-se informado sempre. A leitura de jornais e revistas, além de proporcionar distração e entretenimento, contribui para a ampliação do vocabulário, para a atualização em relação às notícias do país e do mundo e para desenvolvimento das opiniões críticas.

Não se iluda com o número de horas estudadas. Se não houver concentração, essas horas estarão sendo desperdiçadas.

Seja sempre humilde e nunca acredite que já sabe o suficiente. A cada nova descoberta, virão outras: complementares, inéditas, provocantes, duras, difíceis ou elementares, todas elas enriquecendo seu ser e sua existência.

Releia as aulas e faça os exercícios correspondentes todos os dias: “Conteúdo trabalhado, assunto estudado, exercício feito, aula aprendida.”

O que devo estudar?

Vivemos em um universo cheio de mistérios e obviedades. O que é óbvio já está dado e foi construído pelo senso comum. Os mistérios englobam tudo o que não sabemos, mas nos provoca constantemente a curiosidade e devem ser desvendados para que novas etapas do conhecimento sejam atingidas.

Diante dos desafios do mundo contemporâneo, muitos são os temas a serem estudados. As pessoas atualizadas são capazes de refletir, compreender e assimilar realidades do dia a dia, o que abre possibilidades para a curiosidade. O entendimento do mundo como um todo passa pelo entendimento das ciências humanas, da natureza e das ciências exatas.

Nunca apenas decore, sempre busque o entendimento. A memorização somente se processa através da compreensão. Fórmulas, datas e nomes importantes devem ser associados aos contextos estudados.

Seu objeto de estudo precisa ter um sentido. A curiosidade e as descobertas caminham juntas. Seja curioso, descubra o novo e entenda o mundo com clareza.

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”  Paulo Freire

Por que devo estudar?

Por que o estudo é um grande alimento para a alma. Se esse alimento é consumido com frequência, qualidade, disciplina e rigor, o corpo cresce saudável e vigoroso.

Observe como grandes pensadores falam sobre a busca do conhecimento:

“Aquele que quer aprender a voar um dia precisa primeiro aprender a ficar de pé, caminhar, correr, escalar e dançar; ninguém consegue voar só aprendendo vôo.”

Friedrich Nietzsche

 “Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito.”
Aristóteles

“Quem elegeu a busca, não pode recusar a travessia...”
Guimarães Rosa