APRENDENDO A ESTUDAR 1

Caros Alunos:

Para ajudá-los nos estudos, seus professores, a Diretora e o Coordenador Pedagógico da escola elaboraram um roteiro que vocês devem colocar em prática.

Há coisas que vocês aprendem vendo, ouvindo e fazendo  em casa, na rua, com os amigos e colegas, no meio das brincadeiras, vendo televisão e especialmente vendo o que fazem os adultos.

Há coisas que vocês só aprendem estudando, coisas que precisam ser aprendidas de uma maneira diferente.

Sempre vocês podem aprender alguma coisa. Quando  vocês aprendem, vocês crescem.

Todos vocês precisam brincar, divertir-se, comer, dormir, estudar. Todas estas atividades são importantes e nenhuma pode deixar de ser feira. Vocês precisam aprender a dividir as horas do dia para não deixarem nenhuma atividade importante sem ser feita.

Este roteiro que apresentamos é para vocês aprenderem a estudar.

Saber estudar é conhecer as regras do jogo  de aprender.

Estudar é um jogo onde cada jogador que conseguir todas as coisas:

1-     Aprender melhor

2-     Aprender depressa

3-     Não esquecer o que aprendeu

Como em todo jogo, no de estudar há regras que devem ser observadas, se vocês quiserem jogar  bem:

1ª Regra – prestar atenção

Vocês não conseguirão estudar bem, assistindo ao mesmo tempo uma novela ou ouvindo rádio. Vocês precisam de hora para cada coisa. Após o café da manhã, por exemplo, reúnem todo o material necessário para as tarefas do dia. Escolham um local de estudo relativamente como e com boa iluminação. Esqueçam o rádio, a televisão, o cachorrinho, pois eles só poderão prejudicá-los.

2ª Regra – compreender a lição

Se vocês esquecem rapidamente o que estudam, isso pode significar que o estudo não foi bem feito. Vocês estudaram como papagaio, sem compreender a que estavam estudando. Se não compreenderem a lição, anotem as dúvidas e peçam explicações ao professor.

3ª Regra – estudar todos os dias

É praticando que vocês aprendem a jogar bola, andar de bicicleta, etc…

No jogo de aprender, também vocês se tornarão “os bons”, se praticarem sempre, estudando todos os dias, não apenas quando há provas ou quando há provas ou quando o professor passa lição para casa. É importante fazer 1° as tarefas que deverão entregar no dia. Em seguida, estudem também aquelas matérias cujos professores não deram tarefas.

4ª Regra – estudar as lições anteriores

Cada vez que vocês aprenderem alguma coisa nova, ela esta ligada a alguma coisa que vocês aprenderam antes. Aprender é como crescer – ninguém fica homem sem ates ter sido criança e jovem. Cada lição é um degrau que leva vocês a um degrau mais alto à lição seguinte. Desistir de aprender é desistir de crescer. A lição não é difícil. Vocês apenas precisam recordar as lições anteriores.

5ª Regra – saber ouvir

É importante não apenas olhar para o professor enquanto ele fala. É preciso ouvir atentamente as explicações e questionar o professor sempre que surgirem dúvidas. Também é preciso aprender a esperar a vez para falar. Onde todos falam ao mesmo tempo, não pode haver bom aproveitamento. Bem, agora que  vocês já conhecem as regras. Comecem agora a usá-las. Elas ajudarão vocês a aprender e não se esqueçam: