a) Como estudar Língua Portuguesa?
Livro Extra Classe:
1- Como ler o livro? Em primeiro lugar lembrem:
– Um livro conta um fato que aconteceu (ou fatos).
– Este fato aconteceu com alguém: o personagem ou personagens.
– Este fato aconteceu em algum lugar.
– Este fato aconteceu durante certo tempo.
Ler um livro significa então saber: o que aconteceu, com quem aconteceu, onde aconteceu, quando aconteceu.
2- Depois dessa informação inicial, como fazer para tirar o Maximo proveito da leitura?
– ter um dicionário ao lado para qualquer consulta.
– escrever o significado das palavras na própria margem
– anotar, numa folha, a evolução dos fatos. No final estará pronto um resumo do livro. Por exemplo: 1°. fato…. 2°. fato…
Ao terminar a leitura, rever a história mediante as perguntas: O que aconteceu? Com quem aconteceu? Quando aconteceu?
Que mensagem traz o livro?
Estudo do Texto:
1- Fazer uma primeira leitura para conhecer o texto. Anotar, lápis, as palavras e expressões desconhecidas.
2- Procurar o significado das palavras e expressões.
3- Fazer uma segunda leitura, parágrafo por parágrafo.
4- Rever o texto através das perguntas:
– o texto conta o quê (o que aconteceu?)
– com quem aconteceu?
– qual é a mensagem do texto?
Gramática:
Em primeiro lugar é preciso lembrar que uma parte da gramática deve ser também memorizada e não apenas entendida. Para memorizar, vocês precisam estudar, testar a memorização, repetindo oralmente ou por escrito o assunto estudado e retornar o que não foi memorizado.
De forma geral, procedem da seguinte forma para o estudo da gramática:
1- Durante as aulas:
– prestem atenção as explicações.
– anotem corretamente a matéria.
– usem adequadamente o material: cadernos, dicionários, pasta, glossário, etc…
– ouçam as perguntas dos colegas. Nas respostas às dúvidas dos alunos os professores esclarecerem melhor os assuntos estudados.
2- Em casa:
– leiam a matéria anotada nas aulas.
– passem a limpo, o que for necessário.
– pesquisem, esclareçam as duvidas na gramática. Se algum ponto fica obscuro, façam uma anotação e resolvam a duvida com o professor. Depois da consulta, anotem as explicações.
– memorizem o que for necessário.
– comprovem se realmente aprenderem, através de exercícios.
Redação:
– prestem atenção ao tema.
– façam um plano com as idéias principais.
– escolham e ordenem as idéias.
– leiam a redação, verificando se há erros de ortografia e se a pontuação esta adequada.
– passem a limpo. Não se esqueçam de respeitar margem e parágrafo.
– releiam a redação antes de entregá-la.
– refaçam se for necessário.
b) Como estudar Educação Artística?
1- Levem para a classe todo o material necessário
2- Acompanhem atentamente as explicações e no caso de dúvidas, solicitem explicações novas.
3- Procurem entender os conceitos e definições e, não simplesmente decorar.
4- Anotem as explicações do professor.
5- Façam conscientemente os exercícios de classe e de casa.
6- Leiam varias vezes o enunciado do exercício para entenderem realmente o que se tem que fazer.
7- Estudem em grupo para fixar e discutir a matéria dada anteriormente.
8- Mantenham a pasta de trabalhos em ordem.
9- Quando houver exercícios de geometria plana, fizer os exercícios de geometria plana, fazer os exercícios com a professora, em classe. Em casa, refazer uma, duas ou mais vezes os mesmos exercícios para fixá-los bem. Invertem outros exercícios baseados nos que realizam em classe e procurem entendê-los, não apenas mecanizando o aprendizado.
LEMBRETE FINAL:
O interessado pelos vários componentes curriculares na maioria dos casos depende da compreensão dos assuntos tratados. Para isso é necessário leitura e estudo. É comum, no entanto estabelecer- se um circulo vicioso. O aluno que, por exemplo, não entende matemática não acha tempo para estudar matemática e cada vez a detesta mais.
È necessário quebrar esse currículo vicioso. Estudem todos os componentes curriculares seguindo a nossa orientação, obedecendo às regras do jogo de aprender. Assim, todos crescerão, disso temos certeza.
Atenciosamente,
Bibliografia:
-Apostilas de Orientação de Estudos dos Colégios Arquidiocesano de São Paulo.